Gauchão 2023
Brasil só depende dele por vaga na D, mas acompanha jogos de NH e Avenida
Xavante precisa de um empate diante do Juventude para garantir calendário nacional também em 2024, porém em caso de derrota torce contra o Anilado e o Alviverde
Foto: Jô Folha - DP - Rubro-Negro, do atacante Da Silva (foto), não perde no Alfredo Jaconi desde 2012
Basta um empate ao Brasil diante do Juventude, neste sábado (11), às 16h30min, para confirmar vaga na Série D do Brasileirão 2024 e, por tabela, mais uma temporada com calendário nacional mesmo que o clube não conquiste o acesso à Série C ao longo do segundo semestre deste ano. Já uma vitória em Caxias do Sul faria o Xavante, de quebra, encerrar o Gauchão em quinto lugar e se aproximar ainda mais de uma nova disputa de Copa do Brasil.
> Suspenso, Patrick não joga na Serra.
Mas se o Rubro-Negro perder no Alfredo Jaconi, algo que não acontece desde 2012, será necessário torcer por resultados paralelos. Em caso de derrota do time de Rogério Zimmermann e vitórias de Novo Hamburgo e Avenida na rodada decisiva do Estadual, o Brasil entrará na Série D deste ano obrigado a subir de divisão para não ficar sem série nacional na próxima temporada - a não ser que Caxias, o própria Noia ou o Aimoré subam da D para a C ainda em 2023.
Com relação à Copa do Brasil 2024, o Xavante não terá nenhuma garantia. Pode apenas aumentar ou reduzir a probabilidade de estar presente outra vez na competição. O cenário é o seguinte: como o Ranking da CBF não conta mais para definir classificados para o torneio, somente os quatro primeiros do Gauchão já asseguram vaga. Ou seja, por este meio o Rubro-Negro não tem chances.
Entra em cena, então, a dupla Gre-Nal. O quinto colocado do Estadual ganha uma vaga caso Grêmio ou Inter se classifiquem à próxima Libertadores; o sexto também acaba beneficiado se os dois carimbarem presença na principal competição do continente. Até mesmo o sétimo pode herdar um lugar, mas para isso o Juventude precisaria ser campeão da Série B e os dois clubes da capital irem à Libertadores.
Juventude precisa de combinação difícil para G-4
O adversário do Brasil neste sábado ainda nutre esperança de avançar às semifinais do Gauchão. Porém, necessita ganhar e ver o rival Caxias perder para o Avenida. Além disso, o Papo precisa tirar uma diferença de cinco gols de saldo.
Diante deste cenário, o Alviverde foca em manter a quinta posição para encaminhar a vaga na Copa do Brasil. Afinal, se empatar pode ser ultrapassado pelo São José (que não conta para a questão da Série D envolvendo o Xavante porque está na Série C).
Três times lutam contra a queda
São Luiz, Esportivo e Aimoré abrem a rodada final do Gauchão querendo evitar o rebaixamento. Há um duelo direto no estádio 19 de Outubro, em Ijuí, entre o Rubro e o Índio Capilé. Ao time de São Leopoldo, só a vitória interessa. Já a equipe da casa se salva com um empate caso o Alviazul não ganhe do Internacional no Beira-Rio.
Gauchão - 11ª e última rodada
Sábado
16h30min - Juventude x Brasil
Avenida x Caxias
Novo Hamburgo x São José
Ypiranga x Grêmio
Internacional x Esportivo
São Luiz x Aimoré
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário